segunda-feira, 21 de maio de 2012

Um Trecho da Autobiografia de Bhaktivinoda Thakur.


Um Trecho da Autobiografia de Bhaktivinoda Thakur.



“Eu comecei a sentir como minha vida tinha sido gasta inutilmente. Eu não tinha feito nada. Eu não tinha sido capaz de saborear o néctar da alegria de servir Sri Sri Radha e Krsna, a personificação de eternidade, conhecimento e bem aventurança. Se eu pudesse, gostaria de ter me aposentado de meu trabalho em poucos anos. Então eu iria para Mathura/Vrndavana, e em algum lugar nas florestas às margens do Yamuna eu faria um pequeno abrigo para mim, então poderia ser um recluso e envolver-me em serviço devocional.
  Mas devido a meus velhos hábitos, isto seria provavelmente árduo para meu corpo, então eu não viveria lá sozinho. Talvez eu tivesse um companheiro. Então eu fui para Tarakeswar em algum mandado. Enquanto estava dormindo lá, Mahaprabhu veio até mim à noite e disse: ‘Você esta pensando em ir para Vrndavan, mas a respeito do trabalho que você está supondo-se a fazer em Navadvip, o qual está próximo à sua casa?’
             Depois que voltei de Tarakeswar, todo sábado eu ia de Krsnanagar para Navadvip procurar pelos locais dos passatempos de Mahaprabhu. Mas eu não podia encontrar nada, e aquilo me deixou muito triste. As pessoas lá estão muito preocupadas com seu próprio sustento. Eles não fazem nenhum esforço para encontrar os locais dos passatempos de Mahaprabhu.
             Uma noite meu filho Kamal, um empregado, e eu estávamos em pé na cobertura olhando em volta. Era aproximadamente 10 horas da noite, e estava escuro e nublado. Repentinamente nos aconteceu de ver uma mansão brilhante acesa do outro lado do Ganges, para o norte. Quando perguntei a Kamal ele disse que também tinha visto. Mas Kerani Babu (o empregado) disse não ter visto nada. Eu estava muito assombrado.
             Pela manhã procurei novamente naquela direção, da cobertura daquela casa, (A mansão da rainha) e notei que lá havia uma palmeira. Quando perguntei para as pessoas locais, eles disseram- me que aquele local é chamado “Ballal Dighi” (o lago de Ballalls).
             Há uma antiga ruína lá, do forte construído pelo rei Lakshman Sen. Na segunda feira seguinte fui para Krsnanagar, e no sábado voltei para Ballas Dighi. Novamente naquela noite contemplei aquela fantástica visão. Depois fui a pé por toda parte daquele local, e por conversar com os velhos residentes descobri que este era o local de nascimento de Mahaprahu.
             Finalmente visitei todas as aldeias onde os passatempos de Mahaprabhu aconteceram, os quais são descritos no Bhakti Ratnakar por Srila Narahari Cakravarti e também no Caitanya Bhagavata. Eu escrevi o Sri Navadvip Dhama Mahatmya e enviei-o à Calcutá para ser impresso. Em janeiro de 1894 nós tivemos um grande encontro na escola Krsnanagar A.V. Muitos eruditos, ricos e famosos bengalis vieram para o encontro. Dvarik Babu (o engenheiro chefe do distrito de Nadya, Dwarakanath Sarakar) e eu apresentamos todos os fatos sobre Sri Mayapur em nosso discurso para todos aqueles presentes, todos concordaram conosco e deram suas bênçãos para começar serviço devocional em Mayapur para reconhecer Mayapur como o local de nascimento de Mahaprabhu.”


Do livro: “Saraswati Thakur the life and precepts of Srila Bhaktisiddhanta Saraswati. Tradução: David Britto: radhesyamaji@yahoo.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário