segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sri Krsna Janmastami por Dhanvantari Svami (trecho transcrito)


Sri Krsna Janmastami

(Transcrição de Trecho de Palestra Dada por S.S. Dhanvantari Svami)



Eu vou contar uma estória: a estória do aparecimento de Krsna. Na realidade, a estória do festival de comemoração pelo aparecimento de Krsna. Chamado Krsna Mahotsava ou Janma Mahotsava. Tem alguns dados interessantes e algumas novidades em relação ao Livro Krsna de Srila Prabhupada. Na realidade, essa estória é um resumo feito de um livro de Jiva Gosvami chamado Gopal Campu. Lendo o Livro de Krsna nós sabemos que quando a terra se encontrava numa situação muito perigosa, Bhumi, junto com outros semideuses, foi até o senhor Brahma pedir que tomasse uma providência. O senhor Brahma foi até o senhor Visnu e ouviu a resposta a seus apelos e disse que não se preocupassem porque Krsna apareceria neste planeta e que todos eles estavam convidados a aparecer com Ele na dinastia Yadu. Então, os membros da dinastia Yadu eram pessoas muito próximas de Krsna, eram semideuses que iriam ajudar Krsna em Seus passatempos aqui neste planeta Terra.
Na dinastia Yadu havia um rei chamado Devaiyta. Esse rei tinha duas esposas. Uma esposa era ksatriya e a outra era vaisya. Da esposa ksatriya nasceu um filho chamado Surasena, que posteriormente se encarregou do reinado de Mathura. Da esposa vaisya nasceu um filho chamado Parjanya, que ficou vivendo em Mahavana e era o rei dos vaqueirinhos, dos gopas.
Parjanya tinha excelentes qualidades. Era uma pessoa altamente qualificada, dotada de muito conhecimento, muita bondade no seu coração. Vivendo em Mahavana ele teve cinco filhos. Seus filhos eram: Upananda, Abhynanda, Nanda, Sunanda e Nandana. Entre esses cinco filhos, que eram comparados aos Pandavas, em suas qualidades, tinha Nanda, de quem Krsna apareceu como filho. O famoso Nanda maharaja. As qualidades de Nanda maharaja eram comparadas às qualidades de Arjuna, entre os Pandavas, tão qualificado era Nanda maharaja.
Posteriormente, Parjanya, o pai dele, vendo que os filhos eram altamente qualificados, saiu do reinado deixando-o com o filho mais velho; Upananda. Mas Upananda pensou que Nanda maharaja era muito mais qualificado do que ele. Então, ele fez um arranjo para que Nanda ficasse como o rei dos vaqueiros. E ele próprio se tornou o ministro, braço direito, de Nanda maharaja. E assim Nanda maharaja ficou o rei de Mahavana. E ali eles viviam em grande opulência. Todos os irmãos com suas esposas viviam em grande opulência. Porém, Nanda maharaja ainda era solteiro. Havia uma outra pessoa da comunidade deles, chamado Sumuka que tinha uma filha muita qualificada e que tinha todas as boas qualidades. Inclusive, qualquer pessoa que falasse com ela, ou sobre ela, que ouvisse falar dela, ou que simplesmente tivesse conhecimento da existência dela, essa pessoa se purificava e ficava imediatamente dotada de excelentes qualidades. Essa moça era chamada Yasoda. “Yasa”, significa “fama” e “da” “aquela que dá”. Então, Yasoda significa “que dá fama”. Qualquer pessoa com quem Yasoda se inter-relacionasse se tornava muito famosa.
Então Yasoda foi dada como esposa de Nanda maharaja e os dois se casaram com grande pompa. E ficaram vivendo em Mahavana, uma das florestas de Vrindavana, junto com todos os outros. A comunidade era muito grande e eles eram muito felizes e alegres. Estavam sempre cantando, dançando e tudo mais. As gopis, as meninas vaqueiras, adoravam Yasoda, e as mais velhas também. Só que as mais velhas começaram a perceber que Yasoda tinha muito tempo de casada e não tinha filhos. Então elas começaram a pressionar e perguntar: “Yasoda porque você não tem filhos?” “Nanda maharaja porque você não tem filhos?”. Eles não estavam muito preocupados com o assunto, mas começaram a ficar. Chegaram a dizer: “Vocês estão ficando velhos!” – eles eram jovens, mais ou menos vinte e poucos anos – “Vocês estão ficando velhos e não têm filhos?!! Como é isso?!!” Então, Nanda e Yasoda decidiram fazer o voto de dvadasi por um ano. Inclusive as gopis mais velhas, as gopis idosas, também fizeram votos de que elas não usariam nenhum tipo de ornamentos. Nem brincos, nem pulseiras, nem esses balangandãs que as senhoras gostam de usar. Nenhum tipo de ornamentos. Elas se vestiriam na maior simplicidade possível enquanto Yasoda não tivesse um filho. A cultura védica é muito rica e muito opulenta e detalhista. Também não é nenhum pingo repressiva. Assim, as mulheres, com a sua natureza artística e gosto por essas coisas, são atraídas pela beleza e gostam de cultivar a beleza. Então, para aquelas senhoras, que não estavam usando ornamentos, era uma grande austeridade, num sentido. E todos observavam que elas não estavam se decorando, não estavam se ornamentando como deveriam; como poderiam. E aquilo era para que Yasoda tivesse um filho.
Com o voto de Yasoda e Nanda maharaja, de um ano em dvadasi, após um ano eles tiveram uma visão de Narayana. O próprio Narayana apareceu e deu uma bronca neles. Disse: “Porque vocês estão tão preocupados em ter filhos?!! Em toda kalpa Eu apareço como filho de vocês. Vocês são Drona e Bhara no mundo espiritual, e agora vocês estão aqui simplesmente esperando o momento em que Eu vou aparecer como filho de vocês. Não precisam se preocupar com nada disso!”
Aí eles ficaram muito calmos. E tinha um detalhe: antes desse voto mesmo, eles sempre sonhavam. Yasoda sonhava com um menino lindo, azul. Era especial esse menino, jamais visto. Era um menino azul e tinha uma pena de pavão no cabelo, ele prendia uma pena de pavão no cabelo. Yasoda sonhava com esse menino lindo que tinha uma flauta na mão e que brincava. Sempre aparecia esse menino. E Nanda maharaja também sonhava. Quando eles contavam um para o outro eles diziam: “É o mesmo menino!! É o mesmo menino!! Muito interessante é o mesmo menino!!” Depois, isso foi ficando tão constante, os sonhos eram tão constantes que Nanda maharaja falava para Yasoda: “Sonhou hoje?!!” ela respondia “Sonhei!!” Já estava uma coisa que era demais mesmo. Então eles fizeram o voto de dvadasi, Narayana apareceu e disse para eles que iria aparecer. E assim eles ficaram tranqüilos.
Um dia – muitos sabem – que paralelo a isso Vasudeva e Devaki estavam presos vivendo em Mathura no palácio de Kamsa. Uma das esposas de Vasudeva era Rohini. Rohini estava sendo mandada para a casa de Nanda maharaja, para Nanda maharaja cuidar dela porque Vasudeva estava preso. Quando Rohini chegou – ela chegou à noite – ela veio numa carruagem puxada à cavalo. Quando ela chegou, as senhoras estavam esperando e se descreve que o encontro de Yasoda com Rohini foi muito emocionante. Que é comparado ao encontro das águas do rio Ganges com o rio Yamuna. Elas ficaram em grande êxtase principalmente pelo fato de Rohini estar grávida e separada do esposo, porque ele estava preso, e sendo muito jovem; Yasoda cuidou dela com muito cuidado, com muita dedicação na alimentação nas roupas no lugar onde ela ia ficar, tudo. Quando nasceu a criança, era ela linda, muito branca, grande, bem graúdo, lindo com olhos de lótus, mãos grandes, peito forte. Mas tinha um sério problema a criança não emitia nenhum som: era muda e também não tinha nenhum movimento, era completamente sem movimento no corpo. Então era motivo de grande preocupação para todos. Embora Balarama fosse tão bonito, Ele estava com essa dificuldade. Todo mundo tinha ainda mais cuidado e mais atenção com Rohini, que não se decorava também porque o esposo estava preso, não freqüentava nenhum encontro social, e estava sempre recatada cuidando de seu filho.
Um dia Yasoda sonhou com aquele mesmo menino azul. Porém, dessa vez uma menina aparecia na frente dEle, encobrindo Ele. Ela queria ver, mas a menina aparecia na frente, e era uma menina lindíssima também. Ela viu que o menino foi para o coração de Nanda maharaja e então veio para o coração dela. Foi um sonho maravilhoso! Quando ela acordou, ela foi falar com Nanda maharaja e ele disse: “tive o mesmo sonho! E o que acontece é que agora você está grávida!!.” E foi assim a gravidez de Yasoda.
Yasoda ficou esperando aquele bebê. Enquanto ela esperava a criança, a notícia se espalhou. A beleza de Yasoda aumentou. O seu rosto, gordo, seus seios grandes, por causa do leite, a sua barriga também grande, os movimentos pesados. Então a beleza de Yasoda aumentou muito. Todos que viam, todas as senhoras, e todos os parentes, ficaram maravilhados com a beleza. Não apenas isso, mas todas as árvores que dão flores em diferentes estações, começaram a dar flores naquele período direto. Mesmo não sendo verão, as árvores que floresciam no verão, estavam dando flores. E mesmo não sendo verão, as mangueiras estavam dando mangas. E assim, todas as outras árvores frutíferas estavam dando seus frutos durante a gravidez de Yasoda. Tal era auspicioso o aparecimento da criança no ventre de Yasoda. Tudo estava mudado... a brisa... tudo! Embora não fosse outono, os lagos e córregos estavam completamente transparentes. E assim, tudo era maravilhoso! Se descreve maravilhas enquanto Yasoda estava esperando aquela criança.
Um dia, Rohini veio para visitar Yasoda trazendo seu filho super grande... pesadão! Yasoda estava com um barrigão... grávida. Então Yasoda disse: “Me dá Balarama Rohini, deixa eu carregá-lO”. Aí pegou Balarama e quando colocou Balarama no colo, encima da barriga, Balarama começou a pular e a gritar: “Krsna!! Krsna!!” (risos) Um menino que não falava nada! Que era todo mole! De repente começou a gritar. Rohini ficou em êxtase e disse: “me dê meu filho!!” Yasoda entregou a criança e o menino controlou!! (risos) Aí Yasoda pegou o menino outra vez pulando em êxtase porque estava em contato com Krsna, Seu eterno associado. Assim foi a gravidez de Yasoda.
Um dia, quando estava perto da criança nascer, as devotas, as gopis, estavam todas tentando dar assistência. Faltavam poucos dias... apareceu uma mulher estranha no pedaço! Apareceu uma senhora, uma brahmani, que ninguém sabia de onde tinha vindo. Era uma senhora idosa e chamava-se Paurnamasi. Ela veio trazendo uma novidade. Ela era uma astróloga, e falava do futuro naturalmente. Então ela falou que aquela criança que nasceria de Yasoda traria felicidade para todo mundo e que todas as pessoas... o planeta inteiro se beneficiaria com o aparecimento daquela criança. Ia ser tão auspicioso que ela não queria mais sair daquele lugar. Então ela foi à margem do rio Yamuna e os gopas, os vaqueirinhos, fizeram uma choupana para ela... de palha e coisas assim. Ela ficou morando numa cabana e cantando os nomes de Deus nessa cabana na beira do rio Yamuna esperando o dia exato que o filho de Yasoda nascesse. Ela ficou lá por algum tempo e todas as gopis estavam todos os dias ali com Yasoda esperando: “Será que vai ser hoje?!!! Será que vai ser hoje?!!” Todas vieram de todas as partes. As irmãs dela, as cunhadas – as esposas dos irmãos de Nanda maharaja – todo mundo ali. Todas aquelas senhoras ansiosas esperando.
E um dia, um belo dia, todas adormeceram. Enquanto elas dormiam, aconteceu um fenômeno. Krsna apareceu! Krsna apareceu como filho de Yasoda. Apareceu ali na casa dela. Saiu do coração de Yasoda. E apareceu ali como um bebê. Logo em seguida, apareceu Yogamaya, Sua irmã gêmea. Yogamaya fez um arranjo...
Enquanto isso... enquanto acontecia isso em Vrindavana, em Mathura outro episódio acontecia na casa de Kamsa, na prisão do palácio de Kamsa. Devaki e Vasudeva recebiam naquele momento a aparição de do senhor Visnu pessoalmente com quatro braços... com todos os Seus ornamentos. Aparecia ali em frente a eles dizendo: “Eu vim agora como filho de vocês e vou aparecer aqui na prisão mesmo com vocês... vou ficar aqui com vocês!” Então, Vasudeva e Devaki, oraram para Visnu, que, por favor, assumisse a forma de uma criança comum. Eles tinham a esperança de que Kamsa não O mataria. Mas se Ele aparecesse daquela forma... talvez quem sabe Kamsa o matasse mais rápido ainda. Então, Devaki e Vasudeva oravam a Visnu naquele momento.
Enquanto isso, Yogamaya sai de Vrindavana levando o menino Krsna até Mathura, até a prisão de Kamsa... naquele lugar exato. E então o senhor Visnu Se funde no corpo de Krsna e fica como um bebê. O senhor Visnu deu informações para Vasudeva como ele deveria fazer e disse: “Olha!, você deve Me levar. Deve cruzar o rio Yamuna. Deve ir até Vrindavana e lá você deve Me colocar ao lado de Yasoda que acaba de ter uma menina... troque as crianças. Pegue a menina e traga-a aqui. O senhor Visnu explicou isso diretamente para Seu pai Vasudeva. Vasudeva fez isso... pegou o garoto e levou de volta para Vrindavana e pôs do lado de Yasoda.
Nós podemos perguntar por que que nós só sabemos parte da história? Nós sabemos parte da história, de acordo com Visvanatha Cakravarti Thakura, porque Sukadeva Gosvami ficou muito satisfeito com Pariksit maharaja e não quis decepcioná-lo. Pariksit maharaja era neto de Arjuna, que era filho de Kunti. Então, Kunti era sua bisavó e Kunti era irmã de Vasudeva. Então, Sukadeva Gosvami não quis contar os detalhes para Pariksit maharaja. Apenas contou uma parte. Porém, posteriormente no Bhagavatam, quando ele começa a descrever o serviço das gopis, ele perde a sua consciência. Então, no próprio Bhagavatam ele se refere à Krsna como: “Você que nasceu em Vrindavana!, Você que é o filho de Yasoda e de Nanda maharaja!” Então ele descreve assim: Krsna como filho de Yasoda e Nanda maharaja.
Assim, Krsna foi colocado do lado de Yasoda. E todo mundo estava dormindo. Da mesma maneira que, no palácio de Kamsa, os guardas dormiram para Vasudeva levar a criança, na casa de Nanda maharaja todos estavam dormindo quando Krsna apareceu. E assim ninguém ouviu nada. Todas as gopis estavam dormindo. Vasudeva chegou, trazendo o menino, depois saiu levando a menina... Quando as gopis despertaram e sentiram que tinham dormido no plantão... Yasoda viu a criança linda, que era exatamente a mesma criança que ela via em sonhos. Ela não pensava em outra coisa, só em ver a criança, alisar a criança, carregar a criança, chorava... e sozinha no quarto com a criança.

Enquanto isso, Nanda maharaja estava ordenhando as vacas. Ele com seus irmãos estavam tirando leite das vacas. Era madrugada... então algumas das gopis resolveram entrar no quarto, e aí vocês imaginam a fuzarca que foi ... (risos) “Nasceu, nasceu, nasceu!!! Então algumas senhoras entraram, as mais próximas. Rohini, inclusive, entrou. Rohini ficou louca! Esse livro (Gopal Campu) descreve a loucura de Vatsalya-rasa, a relação de parentesco, a relação paternal com Krsna. Rohini ficou louca, simplesmente louca! Ela perdeu completamente a gravidade. E ria e pulava... e todas as outras esposas, as esposas dos irmãos de Nanda maharaja, também (fizeram) a mesma coisa. Uma carregava a criança, a outra também queria carregar... e punha a criança de novo no berço... a outra pegava e depois alisava e punha de novo no berço... e Yasoda em êxtase vendo aquilo... e as outras gopis entravam... uma festa!... Enquanto isso, a parteira estava do lado de fora esperando a hora em que ela ia entrar para contar o umbigo e ela andava de um lado para o outro, só vendo gopi entrar gopi sair... e ela não era chamada para cortar o umbigo. E todo mundo em êxtase, pulando de alegria. Até que saiu uma gopi de dentro do quarto, chamou uma brahmani, que estava do lado de fora, e disse: “Vá avisar Nanda maharaja!” Então, essa senhora brahmani entrou no quarto e viu a criança e saiu delirando pela beleza de Krsna. Ela saiu delirando levando muitos artigos... 

Trecho transcrito de uma palestra proferida por S.S. Dhanvantari Svami
Transcrição por David Britto radhesyamaji@yahoo.com.br

Baixar em arquivo Word em Google Drive

Nenhum comentário:

Postar um comentário